Devida a grande extensão territorial, o relevo bastante acidentado e os vários rios de águas cristalinas azul turquesa e verde esmeralda, as mais exuberantes cachoeiras da Chapada dos Veadeiros estão em Cavalcante, Goiás.
O principal, e mais procurado, atrativo de Cavalcante é a Cachoeiras Santa Bárbara, sendo que bem proximo dela também estão localizadas as Cachoeiras Capivara e Candaru, nas proximidades da comunidade Kalunga do Engenho II.
Barbarinha
BarbarinhaSanta Bárbara
Santa Bárbara
Santa BárbaraCapivarinha Capivara e Tiririca Capivara Candaru
Candaru
Outro atrativo com inúmeras cachoeiras também merecem destaque, sendo o segundo atrativo mais procurado de Cavalcante Goiás, o complexo de cachoeiras do rio prata, composto por inúmeras quedas como Pratinha I, II, III, IV, IV, Rei do Prata, Rainha do Prata, Princesa do Prata, e Cachoeira do Urubu; além de alguns mirantes com uma vista fantástica para o vale do Rio Prata .
Pratinha I
Pratinha IIPratinha III Pratinha IV Pratinha IV
Rei do Prata
Rei do Prata
Rei do Prata
Rei do Prata
Rainha do Prata
Mas isso não é tudo, na Fazenda Veredas, bem próxima da cidade de Cavalcante o Córrego de Pedras forma sete Cachoeiras: Veredas, Veredinha, Poço Encantado, Escondida, Cascata, Toca da Onça e Véu de Noiva.
Cachoeira Veredas Mirante
Cachoeira VeredasCachoeira Poço Encantado Cachoeira Véu de Noiva
Na Fazenda Barroco, também a poucos quilômetros da Cidade, o Rio Almas forma 6 cachoeiras belíssimas, literalmente uma em cima da outra.
E tem muito mais: São Bartolomeu, Santana, Cozido, Curriola, Canjica, São Felix, Maria Teles, Montes Claros e tantas outras.
Cavalcante também tem lugares únicos como a Ponte de Pedra, um monumento geológico natural que também agrega um dos mirantes mais incríveis da Chapada dos Veadeiros e apresenta em sua trilha a oportunidade do visitantes conhecer a enorme biodiversidade do cerrado e suas inúmeras fitofisionomias.
+ DE 60 % DO PARQUE NACIONAL
Até 2017 quase 70% dos 65 mil hectares do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV) ficavam em Cavalcante – GO, os cerca de 30 % restantes ficavam em Alto Paraíso de Goiás; ainda hoje essa corresponde à distribuição da área regularizada do PNCV. A partir da ampliação do PNCV em 05 de junho de 2017, em um projeto marcado por impasses, a unidade de conservação passa de 65 mil para 240 mil hectares e, outros municípios também foram incluídos: Teresina de Goiás, Nova Roma e São João D’Aliança.
+ DE 66 % DO QUILOMBO KALUNGA
Cerca de dois terços do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga é em Cavalcante – GO, os 34 % restantes são em Teresina de Goiás e Monte Alegre de Goiás.
+ DE 65% DOS ATRATIVOS
A maior parte dos atrativos, cachoeiras, mirantes, serras e canions da Chapada dos Veadeiros ficam em Cavalcante – GO.
+ DE 90% DE SATISFAÇÃO
De acordo com pesquisa do Centro de Excelência em Turismo da UNB, realizada com visitantes em Cavalcante – GO.
Cavalcante – GO é o Berço da Cultura da Chapada dos Veadeiros reunindo povos tradicionais e de raiz, exuberantes belezas naturais e importantes modelos de preservação ambiental e desenvolvimento social.
Conservação
Uma das áreas mais emblemáticas do Cerrado, conhecida por paisagens naturais exuberantes, a Chapada dos Veadeiros tem uma importância estratégica para o bioma por ter de áreas de Cerrado de Altitude, com representantes de flora e fauna restritos a essa região.
A área do parque abriga, por exemplo, 32 espécies da fauna e 17 da flora ameaçadas de extinção, que poderiam desaparecer sem a garantia de proteção integral do parque.
Fotos: André Praude ® Texto: André Praude e Andrea Praude © 2017/2020 Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização.